Direção Artística

Helena Mendes Pereira

Doutora em Ciências da Comunicação (ICS – UMinho), com tese sobre a Curadoria enquanto processo de comunicação da Arte Contemporânea; mestre em Comunicação Arte e Cultura (ICS – UMinho); frequentou a especialização em Museologia (FLUP) e a pós-graduação em Gestão das Artes (UCP, Porto); licenciada em História da Arte (FLUP). Professora Convidada na Escola Superior de Design do IPCA, desenvolve a sua atividade profissional como gestora cultural, curadora, professora e investigadora em práticas e políticas culturais e artísticas contemporâneas. É, desde janeiro de 2017, diretora-geral e curadora da zet gallery, Braga, vinculada ao dstgroup. Neste contexto, assinou a curadoria e organização de todos os projetos da galeria, bem como expandiu o seu raio de ação para a curadoria de obras de arte e de programação para espaço público, ampliando, também, as suas competências do ponto de vista da gestão.

Iniciou a sua atividade profissional em 2007 na Bienal Internacional de Arte de Cerveira (Fundação Bienal de Arte de Cerveira), entidade onde exerce atividade como curadora independente, tendo sido a primeira Diretora Artística mulher, em 2022, da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Coordenou o serviço educativo do World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático dedicado aos Descobrimentos (Porto), entre dezembro de 2013 e dezembro de 2016. Foi diretora executiva do Tempos Cruzados, área de programação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura (entre maio de 2010 a março de 2014).

É autora de mais de 90 projetos de curadoria, tendo já trabalhado com mais de 200 artistas, nacionais e internacionais. Tem larga experiência em estudos de coleções, produzido e publicado extenso trabalho crítico sobre arte e artistas contemporâneos, onde se incluem catálogos e outros resultados de investigações mais profundas sobre artistas e contextos de curadoria. Fez a coordenação editorial de dezenas de catálogos e livros sobre arte e artistas.

Foi eleita, em novembro de 2023, membro externo cooptado do Conselho Geral da Universidade do Minho, o órgão colegial máximo de governo e de decisão estratégica da instituição.

Mafalda Santos

Mafalda Santos (Porto, 1980), vive e trabalha em Vila Nova de Cerveira desde 2018 e integra desde 2023 a equipa curatorial e de programação da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. É artista plástica, curadora e programadora. Licenciada em Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto em 2004, com grau de especialista em Belas-Artes, Pintura. Professora de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Mantém um percurso expositivo em Portugal e no estrangeiro desde 2001, de que se destacam as exposições “Histórias de um coleção” na Fundação Calouste Gulbenkian , em 2023; “Variations Portugaises”, no Centre d ´Art Contemporain Meymac, France, em 2026; “Portugal Agora, A Propos des Liex d’Origine” no MUDAM Centre D’art Moderne Gran-Duc Jean, Luxemburgo, em 2008; e “Café Portugal” exposição coletiva, uma iniciativa da Presidência da República, em Évora, Bratislava e Ponta Delgada, entre 2008 e 2009.

Em 2007/2008, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), realizou a residência artística Location One, em Nova Iorque, foi selecionada para o Prémio EDP Novos Artistas 2007 e em 2005 para a exposição “7 artistas ao 10º mês” na Fundação Calouste Gulbenkian.

O seu trabalho encontra-se incluído nas coleções portuguesas de António Cachola, das Fundações EDP e Ilídio Pinho, Grupo RAR, Fundação PLMJ, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa e Câmara Municipal do Porto e na Coleção de Arte do Estado e em diversas coleções privadas nacionais e estrangeiras.

Entre 2002 e 2007 foi codiretora do espaço independente PêssegoPráSemana, no Porto. Entre 2013 e 2018, geriu o programa de residências artísticas Moinho da Fonte Santa no Alentejo, em Alandroal.

É responsável com Susana Gaudêncio pelo projeto Pessoa Colectiva, na organização de eventos e exposições desde 2012.